2 • p.25-26 Princípio 1: Os orçamentos devem ser gerenciados dentro de limites fiscais claros, críveis e previsíveis.
• p.25-26 Princípio 3: O orçamento de capital deve ser projetado para atender às necessidades de desenvolvimento nacional, de forma eficiente, efetiva e coerente.
• p.25-26 Princípio 6: Os orçamentos devem apresentar um retrato abrangente, preciso e confiável das finanças públicas.
• p.25-26 Princípio 8: Avaliações de desempenho devem ser parte integrante do processo orçamentário.
• p.25-26 Princípio 9: A sustentabilidade de longo prazo e outros riscos fiscais devem ser identificados, avaliados e gerenciados de forma prudente.
• p. 56-57 A política pública alcança efetividade
• p. 56-57 O [ente público] atinge o resultado das ações planejadas
• p. 56-57 O orçamento estima com precisão receitas e despesas;
• p. 56-57 O orçamento permite avaliar a qualidade do gasto;
• p. 56-57 O processo orçamentário ajusta as políticas públicas aos recursos disponíveis
• p. 57-58 4.4.4. Indicadores e metas. Quadro 10. Temas da dimensão INDICADORES e METAS. Indicadores e metas (Número de entrevistados): Não soube responder (5); Taxa de execução orçamentária (orçamento executado/orçamento aprovado) (4); Taxa de cumprimento de meta física (meta realizada/meta prevista) (4); Indicadores de resultado (efetividade da política) (2); Ganho estimado nas ações de controle (1). A dimensão de Indicadores e Metas foi a única em que os entrevistados apresentaram dificuldades para fornecer uma resposta: cinco dos onze entrevistados afirmaram não saber responder. Os entrevistados que forneceram alguma resposta apresentaram indicadores (taxa de execução orçamentária e taxa de cumprimento de meta física) que são de uso comum no PO-MDS, sendo bastante frequentes em artefatos como a Sinaleira, relatórios de gestão e avaliações do PPA. Quanto aos indicadores de resultado, mencionaram as pesquisas de impacto realizadas pela SAGI na avaliação de programas do MDS como fonte para esses indicadores, com destaque para a limitação de não terem caráter abrangente (apenas alguns programas ou ações foram pesquisados) e não são atualizados com frequência (apenas alguns programas/ações possuem mais de uma avaliação).
• p. 58 O Guia Referencial para medição de desempenho e Manual para construção de indicadores (BRASIL, 2009g) propõe os seguintes indicadores para serem utilizados pela área de orçamento e finanças: índice de evolução do orçamento; proporção de despesas obrigatórias sobre discricionárias; proporção de despesas de pessoal sobre o orçamento total; grau de cumprimento das normas orçamentário-financeiras; índice da qualidade da proposta orçamentária; grau de confiabilidade das informações orçamentárias, financeiras e contábeis; índice de qualidade do gasto.
• p. 58 Segundo Hilton e Joyce (2010, p. 383), para se medir o desempenho no processo orçamentário, incluindo o nível setorial, estariam disponíveis indicadores baseados no planejamento estratégico e no planejamento de desempenho do órgão; na contabilidade de custos; e em medidas de desempenho dos resultados. Tais indicadores poderiam, na etapa de elaboração do orçamento, ser utilizados para: fazer compensações entre unidades dos órgãos para alocar recursos estrategicamente; construir justificativas orçamentárias para submissão ao órgão central do orçamento; e determinar serviços sobrepostos no interior do órgão. Já na etapa de execução do orçamento, os indicadores serviriam para auxiliar na alocação de recursos de acordo com as prioridades estratégicas e de modo coerente com a realização das metas de desempenho do órgão.
• (MDA-19) As metas de receitas da MDA têm como base pressupostos razoáveis; e será que tomam em consideração o histórico de colecta face às previsões, e será que as mesmas estão a ser alcançadas?
• (MDA-27) A MDA possui processos efectivo de controlo de compromissos para assegurar que a despesa total seja aprovada em linha com os orçamentos e/ou disponibilidade de caixa?
• (MDA-28) A MDA submete relatórios regulares e completos de despesa e desempenho ao MdF?
• (MDA-30) A MDA implementou um Sistema de Controlo Interno efectivo para mitigar riscos de GFP (pex.: sobre-despesa, coluio, uso inapropriado do património, despesa não-autorizada)?
• (MDA-34) A MDA monitora e revê regularmente o seu desempenho face aos objectivos pré-determinados de prestação de serviços e ao orçamento, e tem um nível suficiente de desempenho?
• (MDA-36) As responsabilidades pela contabilidade e reporte são observadas pela MDA?
• (MDA-37) O sistema de reporte financeiro da MDA é abrangente (cobrindo todas as transacções do governo, incluindo, pex.: passivos contingentes, compromissos, receitas não-fiscais, etc.)?
• (MDA-4) No ano anterior, qual foi o desvio entre o orçamento da MDA aprovado e a despesa real, por categoria orçamental?
• (MDA-9) O orçamento tem alguma provisão para situações não previstas, por exemplo através de fundos de contingência ou reservas, em conformidade com a lei do orçamento?